quinta-feira, 12 de julho de 2012

Crescimento econômico x desenvolvimento humano: contradições do capitalismo



O capitalismo é um sistema econômico que apresenta grandes contradições, uma delas diz respeito ao modo como a riqueza resultante da produção é distribuída entre a população e como se expressa na qualidade de vida. Quando se pretende compreender a organização do espaço em diversas regiões mundiais, os dados relativos à qualidade de vida da população são primordiais, pois podem expressar o modo como o espaço é apropriado e organizado. Nas décadas de 1960 e 1970, a produção era o dado mais relevante para calcular o crescimento econômico de um país ou de uma região.Para tanto decorria-se ao PIB ou ao PNB ( Produto Nacional Bruto) - que corresponde à totalidade de produção de um país, ou seja, resulta na soma de todas as riquezas produzidas  dentro de um território, ao longo de um ano, nos três setores da economia  ( primário, secundário e terciário).
De acordo com esses dado econômicos, os países eram classificados em três grupos:
  • Desenvolvidos: Constituído pelos países industrializados, cuja economia se baseava na produção industrial;
  • Em desenvolvimento: Formado por países que possuíam um parque industrial em expansão, apesar de sua economia se basicamente agrícola;
  • Subdesenvolvidos: Formado por países que presentavam os índices mais baixos de produção e economia centrada exclusivamente na produção agrícola ou de matérias-primas.
A limitação dessa forma de análise do espaço pode ser percebida com base no PIB e na renda per capita, se um país apresentar uma produção econômica mediana e pouca população, os dados relativos à renda per capita podem levá-lo a ser classificado como desenvolvido, mesmo que haja baixa qualidade de vida entre a maioria da sua população.







fonte: Livro didático " Geografia sociedade e cotidiano"- espaço mundial, volume 3
Dadá Martins | Francisco Bigotto | Márcio Vitiello
fotos: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário